AFSIA SOLAR AWARDS 2021: Lifetime Achievement of the year

O presidente da Genius Watter, Franco Traverso, ganhou a categoria “Conquista ao Longo da Vida do ano” do Afsia Solar Awards 2021 pelos seus 40 anos de experiência no setor solar e a sua significativa contribuição de longo prazo para o desenvolvimento da indústria solar africana.

Franco Traverso, cofundador e presidente da Genius Watter, é um pioneiro do setor fotovoltaico. Desde 1981, quando aceitou o desafio de produzir células e painéis fotovoltaicos, desenvolveu projetos inovadores relacionados à energia solar e transferiu o seu know-how técnico para atores africanos locais envolvendo as populações locais.

O seu apoio ao avanço do uso da energia solar em África começa com a realização de usinas fotovoltaicas prontas para uso e instalações de bombeamento de água na década de 1980. Em 1983, em Burundi, ele construiu o sistema de bombeamento fotovoltaico mais alto do mundo na época (altura: 250m) que atendia 5.000 pessoas e evitava longas viagens locais para coletar água.

Em 1986, ele fundou a Kenital ltd, em Nairobi, uma empresa de venda e distribuição de kits e sistemas fotovoltaicos para energia e bombeamento de água, que durou mais de 30 anos. Ele também projetou e construiu os primeiros sistemas de bombeamento híbridos e movidos a energia solar no Quênia, Tanzânia, Burkina Faso e Moçambique nos anos 80.

Em 1992, Traverso fundou a Helios Power ltd, uma JV em Joanesburgo, que produz painéis solares e sistemas fotovoltaicos prontos para uso para a África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botsuana, graças às matérias-primas fornecidas por Traverso e à transferência de seu know-how e tecnologia de plantas de sistemas fotovoltaicos.

Traverso favoreceu significativamente o desenvolvimento do mercado de energia fotovoltaica em todo o sul da África e ele continua a contribuir positivamente para a indústria solar africana, concebendo soluções solares sustentáveis que respondem não só às necessidades de energia, mas também de água.

Com a Genius Watter, ele desenvolveu soluções inovadoras de dessalinização sem bateria, alimentadas exclusivamente por energia fotovoltaica, que fornecem água em áreas rurais remotas de maneira totalmente sustentável.

Além de ter pegada de carbono zero, esses projetos de água solar são socialmente sustentáveis. Com efeito, ao transferir o seu know-how técnico para os atores locais, Traverso contribuiu para a criação de competências e empregos. Ele também apoiou o desenvolvimento sustentável de comunidades africanas remotas, uma vez que a energia sustentável e a água disponível aumentam a produtividade da terra, favorecem o desenvolvimento das economias locais e aumentam o bem-estar e a saúde da comunidade.

Postagens relacionadas

Ver tudo
  • continue lendo